A contaminação do solo é algo recorrente no Brasil, tanto no ambiente urbano como no rural. Depósitos de resíduos sólidos urbanos e lagoas irregulares de tratamento de efluentes, estão entre as causas mais comuns de poluição do solo.
A falta de uma gestão eficiente do lixo doméstico faz com que as substâncias nocivas entrem em contato com a natureza, causando uma série de malefícios para o meio ambiente. A situação torna-se ainda mais grave quando materiais contaminantes atingem o lençol freático e passam a se movimentar de acordo com o fluxo subterrâneo. Com isso, acabam sendo levados para áreas distantes da fonte inicial, podendo prejudicar o desenvolvimento da fauna, da flora e até contaminar as águas superficiais usadas para abastecimento de cidades.
Para que este cenário não se torne uma realidade permanente em nosso país, atuar na preservação do solo e dos recursos hídricos da natureza fazem parte do propósito EGTE. Através da Estação Santa Tecla Tratamento de Efluentes, inaugurada em 2020 na cidade de Gravataí/RS, a empresa oferece ao mercado público e privado uma solução ambientalmente adequada e eficiente para tratamento de efluentes gerados dos resíduos sólidos de aterros sanitários.
Segurança e eficiência no tratamento de chorume
A Estação Santa Tecla é formada por um conjunto de instalações e equipamentos de alta tecnologia destinados ao tratamento dedicado de chorume. Ao final do processo, até 95% dos poluentes presentes nesse complexo efluente são removidos, transformando o chorume em água tratada que retornará para a natureza de forma segura, dentro de todos os requisitos estabelecidos pelo órgão ambiental, sem que haja qualquer impacto no meio ambiente e na saúde da população.
Diretoria EGTE
Por fim, o Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado nesta quinta-feira, deve ser um momento importante de conscientização, pois se faz cada vez mais necessário que empresas e órgãos governamentais adotem uma postura ecologicamente correta em relação a produção de lixo e poluição desse bem essencial para a sobrevivência da vida humana – a terra.