Estação Santa Tecla
Tratamento de Efluentes
Batizada com o nome Santa Tecla Tratamento de Efluentes, a estação é a primeira do Rio Grande do Sul dedicada ao tratamento e o reaproveitamento do chorume.
Inaugurada em dezembro de 2020, a Estação Santa Tecla opera no método onsite – quando a construção, operação e manutenção do sistema de tratamento do chorume é realizada in loco, ou seja, no próprio aterro sanitário.
Aproximadamente, 3 milhões de litros de chorume, gerados dos resíduos urbanos depositados no aterro de Gravataí, são tratados mensalmente pela estação. O projeto vem gerando uma economia anual aproximada de R$ 1,5 milhão ao município, eliminando também os riscos de acidentes ambientais durante o transporte do efluente - já que antes era enviado para o estado de Santa Catarina para tratamento.
Daniel Ricardo
Dados operacionais da planta
Capacidade licenciada de chorume/mês
Capacidade instalada de chorume/mês
Capacidade de ampliação de chorume/mês
O que dizem
nossos clientes
Confira alguns depoimentos realizados por nossos clientes durante o evento de inauguração da Estação Santa Tecla Tratamento de Efluentes.
"Estamos celebrando a vitória da população de Gravataí. A Estação Santa Tecla de Tratamento foi uma demanda da população que evoluiu para um projeto pioneiro de cuidado ambiental no RS. Parabéns à EGTE que desenvolveu essa tecnologia que, certamente, será um exemplo para todo o país."
"Esse é um momento muito importante para o nosso município. O meio ambiente está em festa. É a coroação de um trabalho que o governo do prefeito Marco Alba fez. Como cidadão de Gravataí e como prefeito eleito, me sinto feliz e homenageado com uma estrutura desse tipo."
"Estamos transformando a realidade ambiental do estado do RS. A Estação Santa Tecla é o ato ambiental mais importante para cidade de Gravataí, que só foi possível por causa de um trabalho realizado com objetivo, seriedade e capacidade. Com a implantação dessa estação, Gravataí passa a ser um exemplo nacional de preservação ambiental."